Mares Guia e o "trade turístico"
- wsmgn6
- 6 de jul. de 2018
- 2 min de leitura
Quando foi ministro do Turismo, entre 2003 e 2007, Walfrido dos Mares Guia dialogou intensamente com a sociedade. Além de buscar os principais representantes do "Trade Turístico”, o ex-ministro convidou estudiosos do tema para escreverem sobre o setor. A intenção era contar com todo o arsenal de conhecimento disponível para promover transformações rápidas e eficazes.
O próprio Mares Guia escreveu documentos importantes, que foram publicados em canais oficiais do Ministério e também em jornais relevantes. No dia 10 de julho de 2006, "Valor Econômico" publicou o artigo “As potencialidades do setor de turismo”. O texto expunha a visão de Walfrido para a pasta: o turismo é um importante vetor de crescimento, geração de empregos e de divisas para o país.
Dez observações
1 - O Brasil tem no turismo um imenso potencial, que já responde por nada menos que 10% do PIB mundial.
2 - O turismo já contribui para o crescimento da economia, o desenvolvimento regional, a atração de divisas e a geração de emprego e renda.
3 - Atividades diretamente beneficiadas: hotelaria, restaurantes, agências, feiras e eventos, operadores e toda a cadeia de mão de obra envolvida.
4 - A movimentação de turistas estimula o consumo de uma série de outros produtos, incluindo móveis, eletrodomésticos, artigos de cama, mesa e banho e veículos.
5 - Apenas o setor de hospedagem repõe, por ano, cerca de 100 mil televisores, 65 mil aparelhos de ar condicionado, 159 mil cadeiras, 1,6 milhão de lençois e 1,5 milhão de toalhas de banho. Eram utilizados: 600 mil televisores, 430 mil aparelhos de ar condicionado e 17 milhões de peças de cama, mesa e banho.
EMPREGOS
6 - O setor de hospedagem cria cerca de 300 mil empregos formais diretos e indiretos, com grande possibilidade de geração de renda para regiões menos desenvolvidas.
7 - No período até 2008, os investimentos previstos em hotelaria já alcançavam R$ 3,5 bilhões. A construção de 134 estabelecimentos iria gerar 16 mil empregos diretos e 70 mil indiretos em todo o país.
8 - A capacidade dos hotéis de reter renda nas áreas onde estão instalados é maior do que na construção civil.
9 - Para cada emprego formal existe 1,7 emprego informal no setor. Foram gerados 270 mil postos de trabalho apenas no ano de 2004. Isso significa que, de cada 100 empregos de carteira assinada no Brasil, 5,8 são ligados ao turismo.
10 - O governo começou a desenvolver ações de promoção do Brasil no exterior. A prioridade recaiu sobre mercados-chave da Europa, América Latina e América do Norte. O país participou de 50 feiras internacionais em 2005. Como consequência direta, o Brasil saltou do 21º para o 11º lugar no ranking dos países que mais atraem eventos internacionais.
Comments